domingo, 23 de maio de 2010

E eu espero por você....

Se um dia na sua vida você tiver que saber quem na vida mais te amou, quais foram as pessoas que mais te amaram de verdade, é só descobrir as pessoas que mais te perdoaram. É uma matemática fácil de ser feita, porque, na vida, nós só temos o direito de dizer que amamos, depois de muitas outras vezes termos precisado perdoar alguém. O amor é justamente o momento em que você descobre o outro fazendo tudo errado, tudo ao contrário do que prometeu e, mesmo assim, você ainda tem reservas, aí dentro, pra trazê-lo de volta, para olhá-lo nos olhos no momento em que ele não merece, para desconcertá-lo com seu perdão no momento em que ele espera sua acusação; e nisso Jesus é mestre. Da mesma forma, se você quiser saber quem você mais amou, é só começar a contar as pessoas que você mais precisou perdoar, porque o amor não existe fora do perdão. Se há pessoas que dizem que te ama só porque você faz as coisas certas. Cuidado! No dia que você não conseguir fazer tudo certinho e te dispensarem, fica triste não! É porque nunca te amaram. Há relacionamentos que acabam no primeiro momento de fraqueza. Nunca foi amor! Amor é a capacidade heróica que nós temos, que foi dada por Deus e que alimentamos à medida que vivemos, de sermos capazes de ajudar o outro a ser melhor. Às vezes, nós achamos que para amar o outro tem que ser perfeito. Isso não é amor, é admiração! Não faça dos seus afetos apenas uma admiração pelos outros! Nós só sabemos que amamos à medida que o outro é inútil para nós, e, no entanto, não sabemos viver sem ele na nossa vida. Enquanto você espera algo do outro, corre-se o risco de ainda não ser amor. Amar é você descobrir que o outro não serve para nada e, no entanto, você não sabe ser você se ele não estiver do lado; já não está mais na instância da utilidade e, sim, na do ser. Eu não consigo dizer meu nome sem dizer o seu junto. Por isso a gente é capaz de perdoar se não é capaz de perdoar é porque não é amor.
Eu aprendi que Deus é assim, que Deus não se cansa de nós, que Deus continua com a porta aberta, porque quantas vezes nós precisarmos da sua misericórdia, Ele sempre estará pronto para nos perdoar, porque Deus não sabe fazer outra coisa senão nos perdoar. Deus não sabe fazer outra coisa senão nos olhar nos olhos e nos dar outra oportunidade, porque Ele nos ama de verdade, Ele nos ama de fato e quando a gente acredita no amor do outro, nós não desconfiamos dele, eu posso ser o pior dos homens e você a pior das mulheres, mas pelo amor de Deus, nunca desacredite que Deus ama você, não é o que nós fazemos de certo ou o que fazemos de errado que vai fazer com que Deus nos ame mais ou nos ame menos, não, esse é o amor humano e ele é mesquinho assim.
Isso é amar no sentido de inutilidade é a gente nunca esquecer o significado que o outro tem para nós. As vezes nós amamos as pessoas e deixamos de amar muito facilmente, não permita que isso aconteça com você e nem permita que o teu coração caia no descrédito no momento que você não consegue acertar, você é muito mais do que isso.
Padre Fábio de Melo